terça-feira, março 07, 2006,15:36
Fantasporto 2006
Os Vikings tomaram de assalto a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. O filme sueco Frostbitten de Anders Banke ganhou o Grande Prémio do Fantasporto 2006 - Secção Oficial de Cinema Fantástico, enquanto Adam"s Apples de Anders Thomas Jensen é o vencedor do Prémio Melhor Filme da 16ª Semana dos Realizadores. Este filme ganhou, também, os Prémios de Melhor Argumento e Actor na sua secção.

Outro dos Grandes Vencedores deste ano é Animal de Roselyne Bosch. O filme, co-produzido por António da Cunha Telles e com Diogo Infante no principal papel, vai ser o candidato pelo Fantasporto ao Prémio de Melhor Filme Europeu de Cinema Fantástico - o Méliès D"Or 2006. Além do Prémio Méliès de Prata, Animal ganhou ainda o Prémio de Melhor Argumento na Secção Oficial de Cinema Fantástico.

Entretanto na Secção Oficial Orient Express, dedicada ao cinema oriental, os vencedores são filmes de dois grandes nomes do cinema mundial, Chan Wook Park com Sympathy for Lady Vengeance e Kim Ki Duk com The Bow.
Frostbitten, um filme de vampiros moderno e atraente é o grande vencedor do Fantasporto 2006.

O Júri Internacional de Cinema Fantástico, composto por Maria João Sigalho (Portugal), Chozin Zeong (Coreia do Sul), Rachel Belofsky (EUA), Nicolas Debot (Suécia) e Christian Hallman (Suécia) deliberou, ainda, distinguir o filme Johanna do húngaro Kornél Mundruczó com os Prémios Especial do Júri e Melhor Actriz (Orsi Tóth). Johanna é um surpreendente filme operático que foi aplaudido em Cannes e que sai do Fantasporto 2006 com dois prémios importantes, Melhor Actriz e Prémio Especial do Júri.

O Prémio de Melhor Realização da Secção Oficial de Cinema Fantástico da 26ª edição do Fantas chega-nos do Canadá. A revista Variety diz que Saints-Martyrs-des-Damnés é um cruzamento de William Castle com David Lynch, filme que marca assim a estreia auspiciosa na realização de longas-metragens do actor Robin Aubert.

Um estudo profundo sobre a solidão e a paranóia deu a Jaume Garcia Arija, o Prémio de Melhor Actor, em Zulo, um filme que já tem tido uma carreira internacional vencedora de diversos prémios em festivais.

16ª Semana dos Realizadores do Fantasporto 2006

O dinamarquês Anders Thomas Jensen volta a ganhar no Fantasporto. O realizador de The Green Butchers (vencedor da Semana dos Realizadores do Fantasporto em 2003 e Méliès D"Or desse ano) regressa com o filme que a revista Variety diz ser uma divertida e politicamente incorrecta comédia negra. Adam"s Apple é o final da trilogia sobre casos estranhos e inexplicáveis ocorridos no Reino da Dinamarca. Adam"s Apples é o Melhor Filme da 16ª Semana dos Realizadores, vencendo também, os Prémios para Melhor Argumento e Actor (Ulrich Thomensen), segundo decisão soberana do Júri composto por Zézé Gamboa (Angola), Taru Venalainem (Finlândia) e Julian Richards (Reino Unido).

O Prémio de Melhor Realização da Semana foi para o holandês Pieter Kuijpers, pelo filme OffScreen. Um intrigante thriller psicológico, inspirado em factos reais. Em 2002, John R. sequestra o chefe de segurança e outras 17 pessoas num arranha-céus de Amesterdão e exige falar com um director executivo da empresa Philips. O objectivo é alertar as pessoas para uma mega fraude com alta tecnologia.

A Melhor Actriz da 16ª Semana dos Realizadores é Victoria Abril, pela sua brilhante interpretação em Incautos de Miguel Bardem. O filme conta uma história de vigaristas onde a única verdade é que tudo pode ser mentira.

Secção Oficial Orient Express

O Júri da Secção Oficial Orient Express, composto por Lino Ramos (Portugal), Jason Arnopp (Reino Unido) e Filipe Pedro (Portugal) atribuiu a Simpathy For Lady Vengeance de Chan Wook Park o Prémio de Melhor Filme da secção. Depois de Simpathy For Mr Vengeance e o fabuloso Oldboy, o sul-coreano fecha a trilogia sobre vingança e violência com mais uma obra prima do horror. Uma mulher cumpre uma pena de prisão por um crime que não cometeu? treze anos depois sai em liberdade com um único objectivo: a vingança!

Prémio Especial do Júri da Secção Orient Express da edição 26 do Fantasporto é The Bow. Selecção oficial Un Certain Regard, do Festival de Cinema de Cannes 2005, este é o mais recente filme do realizador de The Isle e 3-Iron. Kim Ki Duk continua a sua peregrinação por histórias de amores diferentes, curiosas e atrevidas. Num barco de pesca, em alto mar, um homem de 60 anos tem vindo a educar uma jovem desde a sua infância. Está combinado que eles vão casar, quando ela fizer 17 anos.

Os Números do Fantasporto 2006

Os números deste Fantas são similares aos do ano transacto, isto é, atingem os cerca de 100 mil espectadores - há a considerar que ainda faltam os três dias deste fim de semana para serem contabilizados - tendo havido uma subida significativa nos bilhetes vendidos, aos quais se terão de se somar os bilhetes bonus, bem como, todos os cartões livre-trânsito, sejam eles de convidados, de imprensa, de participantes ou de indústria. Estes cartões representam só por si um número de 30 mil espectadores fixos no certame.

No total, o Fantasporto 2006 registou cerca de 300 mil visitantes, entre sessões de cinema, Feira Multimédia, Debates e Conferências de Imprensa bem como todo um conjunto de actividades paralelas que o Fantasporto 2006 colocou à disposição da cidade. Nestes números estão incluídas as outras três salas que fizeram parte do Fantasporto 2006, os cinemas AMC - Arrábida Shopping, Cinemas Passos Manuel e o Palácio de Cristal, incluindo a exposição de artes plásticas do artista belga Manu Gomez.

O Festival Internacional de Cinema do Porto teve um orçamento para gerir de cerca de 4 milhões e 700 mil de euros, sendo 750 mil euros em patrocínios directos em dinheiro, um milhão e meio em serviços e o resto em Campanha de Meios nos media, muppies, metro do Porto, salas de cinema e até bombas de gasolina de todo o país.

Durante 14 dias e em cinco salas do Grande Porto, o Fantas teve cerca de 200 sessões de cinema, mais de 150 longas metragens e cerca 80 curtas metragens. Um outro dado interessante - tendo em conta o número médio de espectadores do Festival nos últimos 5 anos - cerca de 100.000 - poder-se-á dizer que, os subsídios financeiros recebidos do Estado Português correspondem a um apoio por espectador de cerca de 2 Euros e os da Autarquia de 0.60 Euros. Tendo por base os apoios privados recebidos, as receitas directas e permutas, o Fantasporto investe por espectador no Festival 11,50 Euros.

Convidados portugueses e estrangeiros foram cerca de 270 ligados ao mundo do cinema e, particularmente, aos filmes apresentados, bem como, cerca de 400 ligados a empresas e instituições públicas e escolas de cinema de todo o país. A Comunicação Social teve cerca de 200 acreditados, entre os quais cerca de 40 estrangeiros, 6 hóteis e apoio estratégico de cerca de 700 pessoas na organização do certame onde se inclui as festas multimédia, o baile dos vampiros, exposições e outros eventos. Isto, para além, de todo o apoio a salas e a convidados.

O Fantasporto regressa no próximo ano, para a 27ª edição, entre os dias 23 de Fevereiro a 3 de Março, no Rivoli - Teatro Municipal

PALMARÉS FANTASPORTO 2006/FANTASPORTO 2006 AWARDS

SECÇÃO OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO/OFICIAL FANTASY SECTION

GRANDE PRÉMIO/Best Film Award: Frostbiten de Anders Banke (Sue/Swe)
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI/Special Prize of the Jury: Johanna de Kornél Mundruczó (Hung)
MELHOR REALIZAÇÃO/Best Direction: Robin Aubert por Saints Martyrs des Damnés (Can)
MELHOR ACTOR/Best Actor: Jaume Garcia Arija em Zulo (Esp/Spa)
MELHOR ACTRIZ/Best Actress: Orsi Tóth em Johanna (Hun)
MELHOR ARGUMENTO/Best Screenplay: Roselyne Bosch por Animal (Por, Fra, GB/Por, Fra, UK)
MELHOR FOTOGRAFIA/Best Cinematography: Manuel Mack em A Quiet Love (Ale/Ger)
MELHOR CURTA-METRAGEM/Best Fantasy Short: Home Delivery de Elio Quiroga (Esp/Spa)
MENÇÃO HONROSA/Special Mention Short Film: Shadow Man de David Benullo (EUA)

SEMANA DOS REALIZADORES/DIRECTOR´S WEEK

PRÉMIO SEMANA DOS REALIZADORES FANTASPORTO 2006/Best Film Award Directors Week: Adam"s Apples de Anders Thomas Jensen (Din)
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI/Special Prize of the Júri: Be With Me de Eric Khoo (Sing)
MELHOR REALIZADOR/Best Director: Pieter Kuijpers por Offscreen (Hol)
MELHOR ACTOR/Best Actor: Ulrich Thomensen em Adam"s Apples (Din)
MELHOR ACTRIZ/Best Actress: Victoria Abril em Incautos (Esp/Spa)
MELHOR ARGUMENTO/Best Screenplay: Anders Thomas Jensen por Adam"s Apples (Din)

SECÇÃO OFICIAL ORIENT EXPRESS/ORIENT EXPRESS COMPETITIVE SECTION

GRANDE PRÉMIO ORIENT EXPRESS/Best Film Award Orient Express: Simpathy for Lady Vengeance de Chan Wook Park (Cor Sul/South Korea)
PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI/Special Jury Award: The Bow de Kim Ki Duk (Cor Sul, Jap/South Korea/Jap)

MÉLIÈS D"ARGENT AWARDS

MÉLIÈS DE PRATA/ Méliès D"Argent: Animal de Roselyne Bosch (Por, Fra, GB/Por, Fra, UK)

MÉLIÈS DE PRATA CURTA-METRAGEM/Méliès D"Argent Short Film: A Lenda do Espantalho de Marc Besas (Esp/Spa)

HOMENAGEM/HOMAGE

CINEMATOGRAFIA HOMENAGEADA:
Cinema Húngaro (Hungarian Cinema)

The Critics Jury of Fantasporto"2006 has decided to grant its Award to:
O Júri da Crítica do Fantasporto´2006 decidiu atribuir o prémio a: A Quiet Love de Till Franzen (Ale/Ger)

The Audience Award went to:
O Júri do Público/Premio Jornal Público do Fantasporto´2006 foi atribuido a: The Other Half de Marlowe Fawcett e Richard Nockels

PRÉMIO NORTESHOPPING
A Tua Curta no Fantasporto
Estranhos Casos Ocorrem de Luis Pato, Fernando Braga, João Marques e Daniel Marques

Career Award"s
Prémios Carreira:
Manoel de Oliveira
Christiane Torloni
Bill Plympton
 
posted by Diogo Cardoso
Permalink ¤